Como garantir que os empregados da fazenda realizem o trabalho da forma correta?

Pense rápido: seus funcionários perguntam diariamente o que precisa ser feito na fazenda? E quando concluem as tarefas, o resultado é exatamente o que você deseja? Se a resposta for “sim” para a primeira pergunta e “não” para a segunda, existem aí oportunidades de aperfeiçoar a gestão do seu negócio.

Garantir que a equipe saiba de antemão o que precisa ser feito e também a forma correta de executar cada tarefa depende diretamente de fatores gerenciais. O primeiro é a clareza quanto à função de cada um no fluxo de trabalho da fazenda. Explicar detalhadamente ao empregado quais são suas tarefas e responsabilidades é o primeiro passo, portanto, para que ele possa corresponder à expectativa. Afinal, não é justo desejar que as pessoas adivinhem o que você espera delas!

Além de elaborar a descrição de cargos, documento formal que registra essas informações, cabe ao gestor definir a forma adequada de execução das atividades. Para isso, será preciso criar os Procedimentos Operacionais (POs), descrevendo o passo a passo para a realização de cada tarefa. O objetivo é mostrar o caminho padrão a ser trilhado pelos funcionários para chegar ao resultado desejado.

Seguindo o conceito de gestão à vista que recomendamos no Sistema MDA, é importante que o Procedimento Operacional seja fixado em um lugar visível a todos os envolvidos na tarefa, de modo que possa ser consultado rapidamente sempre que houver dúvida. É justamente a facilidade de compreensão e acesso que faz dos POs aliados fundamentais à criação de uma rotina ordenada na fazenda.

Mas não basta apenas escrever os Procedimentos e colar pelas paredes. É necessário capacitar as pessoas para entendê-los e aplicá-los. Lembre-se: se você não dedicar tempo ao treinamento da equipe, sua fazenda corre o risco de se tornar um grande repositório de regras que nunca saem do papel. Feita a capacitação, a melhor forma de avaliar se as pessoas compreenderam o que foi transmitido é monitorar com frequência a forma como elas executam suas tarefas cotidianas e a qualidade de suas entregas - se estão atingindo ou não o resultado esperado.

Como você pode perceber, o segredo para um processo produtivo a prova de erros está na dedicação do gestor. Então, mãos a obra!