Abertas as inscrições para o Agro+Lean

Nos próximos dias 6 e 7 de dezembro, será realizada em Carambeí, no Paraná, a segunda edição do Agro+Lean, evento dedicado a disseminar a aplicação da gestão lean na agropecuária. Por meio de palestras, painéis e fóruns serão apresentadas as práticas gerenciais e os resultados alcançados por fazendas e indústrias que buscam a melhoria contínua de seus sistemas de gestão. Em complemento, serão realizadas visitas gerenciais a fazendas vinculadas à Frísia Cooperativa Agroindustrial, anfitriã do evento.

A escolha da sede de 2018 não foi à toa. Há cerca de três anos a Frísia desenvolve, em parceria com a Clínica do Leite, um projeto de melhoria da gestão de propriedades cooperadas, por meio da implantação do Sistema MDA. Trata-se de um modelo de gestão criado pelo Professor Paulo Fernando Machado, com base nos princípios lean, para fazendas produtoras de leite – e que vem sendo adotado também na suinocultura, na agricultura e na horticultura.

“O Agro+Lean tem como base um trabalho que a Frísia conhece muito bem, o Sistema MDA. Esse modelo transforma a forma do cooperado gerenciar sua propriedade, pois orienta para a otimização dos recursos, redução dos custos e aumento da produtividade. Foca, também, na eliminação contínua do desperdício, política que nossos produtores leiteiros conhecem bem. Temos muito orgulho de ser a anfitriã de um evento tão relevante como esse”, afirma o superintendente da Frísia, Emerson Moura.

Entre produtores, consultores e funcionários de fazendas, mais de 200 pessoas vinculadas à cooperativa já foram capacitadas para aplicar a filosofia lean. “A região de Carambeí é, sem dúvida, onde há maior concentração de fazendas aplicando lean neste momento no país. O evento permitirá conhecer como cada uma delas adaptou o Sistema MDA à própria realidade, incorporando a cultura da melhoria contínua”, afirma o Professor Paulo Machado.

As inscrições para o evento estão abertas (clique aqui), com valores promocionais até o dia 31 de outubro. Mais informações no site www.agromaislean.com.br .

agro+leanComentário