Precisa de mais tempo? Priorize!

O número de horas dedicado à gestão é uma variável que depende exclusivamente do produtor. Afinal, é você quem define, na sua rotina, o que é prioridade. Em geral, os produtores trabalham muito, sempre com agendas lotadas, sem espaço para mais trabalho. Nesse caso, a saída é a priorização.

É essencial diferenciar o que é importante do que é urgente para o negócio. Importantes são as ações que afetam diretamente o resultado, enquanto urgentes são aquelas que precisam ser executadas neste exato momento. No infográfico a seguir, sugerimos o que seria a distribuição ideal do tempo de um gestor de fazenda. Dê uma olhada e responda: a sua agenda se parece com isso?

infografico-priorizacao.png

Em caso negativo, é hora de mudar hábitos. Esteja certo de que o aproveitamento de seu tempo será melhor à medida que você eliminar barreiras, tirando pedras do caminho – ou seja, tudo aquilo que pode quebrar o fluxo de trabalho e desengajar as pessoas. Esse deverá ser o foco do seu trabalho como gestor, pois permitirá abrir espaço em sua agenda para outras ações.

 

Caso você esteja tentando aperfeiçoar o modelo de gestão da sua fazenda, lembre-se que, inicialmente, as ações mais importantes são as relacionadas à gestão e à liderança. Foque naquilo que gera valor para o seu cliente e para o seu negócio - o resto é desperdício e pode ficar para depois.

 

 

 

* Trecho adaptado do livro “Sucesso no Leite: Como transformar a fazenda em um negócio mais produtivo, rentável e de valor para as pessoas.” Para saber mais, clique aqui.

Paulo Fernando Machado