Guia de Ferramentas 4 - Dê Fluxo ao Trabalho

O modelo inspirador

O Sistema MDA é uma forma pioneira de aplicação da filosofia lean na agropecuária, implantado com sucesso em centenas de fazendas.
01.jpg

Anomalias

São ocorrências fora do normal e que podem comprometer o fluxo de trabalho na fazenda. Por exemplo: quebras de equipamentos, falta de material no estoque, falta de energia elétrica, funcionários que faltam ao serviço, comida estragada, cheiro estranho nos alimentos, água ruim, vazamentos, sujeira, desordem, situações perigosas, iluminação inadequada, objetos danificados, fumaça, cheiro de  queimado, presença de produtos químicos fora de local próprio, ruídos estranhos, reclamações, rugosidade anormal e vibração, entre outros.


LEMBRE-SE: os registros de anomalias devem ser sempre impessoais, nunca culpando ou julgando um funcionário

segurando-anomalia.png

Quadro de Solicitação

Durante as Reuniões Semanais diversas tarefas irão surgir. Para organizá-las e garantir que todos estão cientes do que tem que ser feito (fora da rotina do dia a dia), o  QUADRO DE SOLICITAÇÕES pode
ajudar.


Ele permite delegar tarefas sem precisar guardar tudo na memória.

quadro de solicitacao.png

Perambulação

O gestor precisa seguir uma rotina diária. Todos os dias deve PERAMBULAR pelos setores, visitar cada um dos locais previamente  estabelecidos e verificar, dentre outras coisas, se os empregados estão motivados.

Deve avaliar o comportamento de cada colaborador, comparar com o padrão daquela mesma pessoa e se perguntar: alguma coisa está diferente? O empregado está feliz? Alguma coisa o preocupa? Falta alguma coisa para que ele realize adequadamente seu trabalho? Ele está fazendo alguma coisa que é diferente do que foi combinado nos protocolos operacionais?

Se o gerente perceber alguma alteração deve adotar imediatamente as medidas necessárias para corrigir a situação.

 
 

Reunião Semanal

Além de perambular, o gestor deve criar a rotina de se reunir semanalmente com os supervisores. A REUNIÃO SEMANAL deve ser realizada de preferência das 11h às 12h, para avaliar as pendências da semana anterior, as atividades executadas com os animais a partir das listas do Controle MDA, as anomalias crônicas e os indicadores de verificação. A comparação das atividades previstas com os animais (coberturas por exemplo) com as efetivamente realizadas já dará ao gerente uma boa perspectiva da eficiência dos processos produtivos. Se houver anomalias crônicas, ou ocorrências além do devido, o gerente deve estudar uma maneira de resolvê-las definitivamente juntamente com seus supervisores.


Etapas da Reunião Semanal:
1. Analisar anomalias recorrentes
2. Distribuir as tarefas da semana
3. Ver pendências da semana anterior
4. Identificar os indicadores com problema


Organização das Pessoas

A ORGANIZAÇÃO DAS PESSOAS é feita depois que rodamos a Jornada do Sistema MDA em todos os processos críticos da fazenda. Quando fazemos isso, temos um conhecimento muito mais profundo das pessoas e suas  competências, então é o momento de definir claramente qual é o papel de cada um e definir os padrões dos Recursos Humanos na fazenda.

Queremos empregados engajados, que chegam no horário, têm iniciativa, não precisam ser mandados, sempre sabem o que fazer e demonstram felicidade
 
 

Planos de Cargos e Salários

Descrição do Trabalho

Plano de Treinamentos

Perfil de Competências


Encontrou algum problema ou erro?

Nos ajude a corrigir reportando abaixo.