Guia de Ferramentas 5 - Elimine Desperdícios

O Sistema MDA é uma forma pioneira de aplicação da filosofia lean na agropecuária, implantado com sucesso em centenas de fazendas.
EVENTO KAIZEN é uma das ferramentas mais poderosas do Sistema MDA. É uma das formas de engajar os empregados, promovendo sua participação nas ações de melhoria dos processos e, principalmente, na solução dos problemas de modo que eles não voltem a acontecer.
Comece a utilizar o método com as anomalias recorrentes. Antes da reunião semanal divida as anomalias em categorias e veja qual categoria deveria ser trabalhada mais a fundo, abrindo um Evento Kaizen. Esses eventos serão uma ótima oportunidade para padronizar os processos da fazenda.
Uma vez que o método tenha se tornado natural para você, comece com problemas mais complicados, como os ligados à melhoria contínua de indicadores.
A PADRONIZAÇÃO DOS PROCESSOS é a principal ferramenta para reduzir a variação dos resultados e deve ser feito antes de se iniciar um Evento Kaizen, seguindo os seguintes passos:
1. ESCREVA O PROCEDIMENTO OPERACIONAL, A INSTRUÇÃO DE TRABALHO E O CHECK LIST:
Escreva com resultados em mente
Defina início e fim
Acompanhe os operadores e peça ajuda
Escreva na forma de texto a partir do que está sendo feito
Não mude a forma que está sendo feito
Coloque no formato de diagrama
2. FAÇA REVISÃO EXTERNA:
Receba ideia dos consultores e técnicos
3. CAPACITE:
Para que as pessoas saibam como fazer
4. MONITORE:
Para retreinar e valorizar o trabalho
5. ACOMPANHE OS INDICADORES
Depois de organizar o fluxograma do processo, montar o checklist e elaborar as instruções de trabalho, apresente tudo isso para as pessoas.
Assim você valida as informações e capacita todos para executar a tarefa da mesma forma.
Não esqueça de seguir os 9 Passos de Capacitação de Pessoas no Ambiente de Trabalho.
Após treinar os operadores, peça para eles fazerem o trabalho sozinhos, mas mostre a quem eles devem procurar para sanar dúvidas. MONITORE o trabalho periodicamente. No início, várias vezes ao dia e vá espaçando à medida que ele dominar as tarefas. Documente o desempenho do funcionário de maneira que, no final, você possa fazer a monitoria somente uma ou duas vezes ao ano.
O CHECK-LIST é o conjunto de itens que devem ser verificados antes de se executar determinada tarefa. O operador deve verificar item por item da lista e marcar que ele está conforme. A tarefa só pode ser iniciada quando tudo estiver conforme esperado.
O check-list reúne somente itens que, caso não estejam em ordem/ dentro das conformidades, impedem que a tarefa seja executada.
Nos ajude a corrigir reportando abaixo.