A jornada de transformação do modelo Agro+Lean

A fim de tornar a implantação do sistema de gestão mais simples, construímos essa Jornada.
Ela mostra o caminho gradual a ser percorrido por aqueles que acreditam no modelo gerencial Agro+Lean: aprendemos uma nova forma de pensar, damos fluxo ao trabalho, melhoramos processos, eliminamos desperdícios e pensamos no futuro.

Assim como nosso sistema, a Jornada segue sempre em melhoria contínua.

Vamos caminhar juntos?

jornada-1sem2019.jpg

Abaixo, você encontra todas as ferramentas para auxiliar sua implantação

1. Aprenda uma nova forma de pensar


Princípios Gerenciais

Para colocar o Modelo Agro+Lean em prática, o primeiro passo é ter domínio do que chamamos de “Princípios Gerenciais”, que devem ser a base para a tomada de qualquer decisão em relação ao negócio. Confira:

 

Cartão de bolso Princípios, Propósito e Jeito de Ser

Para que os princípios gerenciais se tornem hábito, é fundamental que você os pratique todos os dias. Baixe e imprima nosso card para que eles estejam sempre à mão.

Assim fica mais fácil!

 
02---cartao-principios-site-mockup.gif

Entendimento do negócio

Para que possamos tomar decisões com segurança, é preciso ter o ENTENDIMENTO DO NEGÓCIO”.

Isso significa conhecer o que seu cliente quer e como você pode atende-lo, seu PROPÓSITO e SUA VISÃO.

Uma forma simples e prática de se entender o negócio é utilizar o Modelo de Entendimento do negócio.

03-a+l-entendimento-do-negocio.gif

2. Dê fluxo ao trabalho


Mapa dos Sistemas

MAPEAMENTO DO SISTEMA é a maneira de organizar o trabalho na fazenda.

O mapeamento dos sistemas da fazenda permite enxergar a fazenda como um todo, fazendo com que todos entendam a importância do seu trabalho e tenham uma visão sistêmica do negócio.

mapa do sistema.png

Organize o ambiente - 5S

A primeira ferramenta a ser implantada no local de trabalho é o 5S!

O objetivo do 5S é fazer com que as pessoas comecem a abrir a cabeça e mudar os comportamentos. Ele irá dar fluxo ao trabalho uma vez que as ferramentas que os empregados usam no dia a dia estão mais organizadas e no local que eles precisam, além de facilitar a identificação de anomalias e desperdícios.

5S---Vector.png

*Apresentação de sensibilização e check-list

 

Coleta de Dados - Painel de Indicadores

O Painel de Indicadores é montado com base em relações de causa e efeito. O objetivo é deixar claro que os resultados esperados dependem de uma série de processos e tarefas daquele sistema.

Os indicadores mostram se os processo ou tarefas são adequados e se estão sendo executados da forma certa, para que o produto final seja entregue com a qualidade desejada.

Também faz parte do Painel um espaço para colocar o  Mapeamento do Sistema e os resultados da verificação do 5S.

painel-de-indicador.jpg

Anomalias

São ocorrências fora do normal e tudo aquilo que compromete ou pode comprometer o fluxo de trabalho na fazenda.


LEMBRE-SE: os registros de anomalias devem ser sempre impessoais, nunca culpando ou julgando um empregado.

segurando-anomalia.png

Perambulação

O gestor precisa seguir uma rotina diária. Todos os dias deve PERAMBULAR pelos setores, visitar cada um dos locais previamente estabelecidos para estar junto das pessoas.

Deve avaliar o comportamento de cada colaborador, comparar com o padrão daquela mesma pessoa e se perguntar: alguma coisa está diferente? O empregado está feliz? Alguma coisa o preocupa? Falta alguma coisa para que ele realize adequadamente seu trabalho? Ele está fazendo alguma coisa que é diferente do que foi combinado nos protocolos operacionais?

 
 

Reunião Diária

Além de perambular, o gestor deve criar a rotina de se reunir diariamente com os empregados. Na REUNIÃO DIÁRIA cada pessoa deve responder três perguntas em frente ao painel:


1. O que eu fiz no dia anterior?;
2. Quais foram as minhas dificuldades e anomalias?;
3. O que vou fazer amanha?

A Reunião Diária é uma ótima oportunidade para o gestor capacitar a equipe nos princípios gerenciais, utilizando exemplos do dia a dia da fazenda.

 
IMG_20190218_141210372_BURST001.jpg

Organização das Pessoas

A ORGANIZAÇÃO DAS PESSOAS é feita depois que rodamos a segunda etapa da Jornada em todos os sistemas da fazenda. Quando fazemos isso, temos um conhecimento muito mais profundo das pessoas e suas  competências, então é o momento de definir claramente qual é o papel de cada um e definir os padrões dos Recursos Humanos na fazenda.

Queremos empregados engajados, que chegam no horário, têm iniciativa, não precisam ser mandados, sempre sabem o que fazer e demonstram felicidade
 
 

Planos de Cargos e Salários

Descrição do Trabalho

Plano de Treinamentos

Perfil de Competências

3. Melhore os Processos
e Elimine Desperdícios


Reunião Semanal

A REUNIÃO SEMANAL deve ser realizada de preferência das 11h às 12h, para avaliar as pendências da semana anterior, as atividades executadas com os animais, as anomalias recorrentes (veja o vídeo do painel de anomalias recorrentes) e os indicadores de verificação. Se houver anomalias crônicas, ou indicadores com problemas, o gerente deve marcar um horário com os envolvidos para estudar uma maneira de resolvê-las.


Etapas da Reunião Semanal:
1. Analisar anomalias recorrentes;
2. Identificar os indicadores com problema;
3. Ver entregas da semana anterior;
2. Desdobrar as tarefas da semana seguinte.


Padronização
de Processos

A PADRONIZAÇÃO DOS PROCESSOS é a principal ferramenta para reduzir a  variação dos resultados:


1. ESCREVA O PROCEDIMENTO OPERACIONAL, A INSTRUÇÃO DE TRABALHO E O CHECK LIST:

  • Escreva com resultados em mente

  • Defina início e fim

  • Acompanhe os operadores e peça ajuda

  • Escreva na forma de texto a partir do que está sendo feito (utilizando o formulário de mapeamento)

  • Não mude a forma que está sendo feito

  • Coloque no formato de diagrama de raias.

3. CAPACITE:

  • Para que as pessoas saibam como fazer

4. MONITORE:

  • Para retreinar e valorizar o trabalho


Instrução de Trabalho
e Checklist

A INSTRUÇÃO DE TRABALHO é o documento de como executar uma tarefa ou processo, ela deve ser visual- com fotos e pouco texto - e estar no local onde o trabalho é executado, a vista do empregado.

O CHECK-LIST é o conjunto de itens que devem ser verificados antes de se executar determinada tarefa. O operador deve verificar item por item da lista e marcar que ele está conforme. A tarefa só pode ser iniciada quando tudo estiver conforme esperado. O check-list reúne somente itens que, caso não estejam em ordem/ dentro das conformidades, impedem que a tarefa seja executada.

WhatsApp+Image+2019-02-18+at+11.31.51.jpg

Capacite

Depois de organizar o fluxograma do processo, montar o checklist e elaborar as instruções de trabalho, capacite as pessoas.


Não esqueça de seguir os 9 Passos de Capacitação de Pessoas no Ambiente de Trabalho.


Monitorias

Após treinar os operadores, peça para eles fazerem o trabalho sozinhos, mas mostre a quem eles devem procurar para sanar dúvidas. MONITORE o trabalho periodicamente. No início, várias vezes ao dia e vá espaçando à medida que ele dominar as tarefas. Documente o  desempenho do funcionário de maneira que, no final, você possa fazer a  monitoria somente uma ou duas vezes ao ano.

checklist-mockup.png

FCA (Ev. Kaizen)

FCA/EVENTO KAIZEN é uma das formas de engajar os empregados, promovendo sua participação nas ações de melhoria dos processos e,  principalmente, na solução dos problemas de modo que eles não voltem a acontecer.
Comece com problemas pequenos, como anomalias recorrentes, e uma vez que o método tenha se tornado natural para você, aplique em problemas mais complicados, como os ligados à melhoria contínua de indicadores.

Asset-1@3x.png

4. Pense no Futuro e Melhore o Sistema


Matriz X

A matriz X é um documento de uma única página que ajuda a definir as estratégias de longo médio e curto prazo. Nela o gestor irá, a partir do propósito e da visão, definir objetivos e projetos e métricas para o próximo ano. O objetivo de aplicar a matriz X é alinhar as necessidades de longo prazo com iniciativas para o próximo ano.

 
matriz-x-mockup.png

Simulador

É no Planejamento Estratégico que se busca melhorar os resultados, alterando o sistema de produção, os processos ou os meios. Para fazer isso, sugerimos que seja utilizada a planilha SIMULADOR MDA.
Com o SIMULADOR será realizada uma análise da situação atual do negócio e, a partir disso, do que se espera do resultado. Em complemento, serão definidos os resultados para o próximo ano e o que se espera em relação aos indicadores zootécnicos e financeiros.


Project Model Canvas

 
 
project-model-canvas.png




Painel de Projeto

 
mockup-painel-de-projeto.png

Painel de Controle Gerencial

O painel de controle gerencial é uma ferramenta para o gerente e o dono acompanhar os resultados do sistema de produção e do negócio, garantindo assim, que os resultados definidos no projetaremos estratégico sejam alcançados.

 
painel-gerencial.jpg

Mapa de Maturidade

A Jornada do de aplicação do Modelo Agro+Lean é só o começo, a melhoria dos processos nas fazendas deve ser continua, feita por todas as pessoas, em todos os lugares e todos os dias. Mas isso não é o trabalho para um dia. Por isso, o Mapa de Maturidade ajuda o gestor a entender quais pontos da gestão ainda precisam ser trabalhados para que a fazenda continue evoluindo.

 
mockup-mapa-de-maturidade.png

Encontrou algum problema ou erro?

Nos ajude a corrigir reportando abaixo.