O que te incomoda? Já parou para pensar que pode ter um desperdício bem a sua frente?

Paulo F. Machado
Henrique Z. Marques
Cristiano S. Bueno

Da série - Lean da cabeça aos pés - uma reflexão que pode ser aplicada à nossa vida pessoal e, consequentemente, um ótimo treinamento para que possamos tornar esse pensamento um hábito e levá-lo também para a fazenda:

- O que te incomoda? -

A pergunta não se refere aos grandes problemas como a alta do dólar ou a chuva em época de silagem, mas sim aquelas pequenas coisas do dia a dia que nos incomodam: procurar a roupa no quarto de manhã, abrir a gaveta de talheres ou a geladeira várias vezes ao preparar o almoço, colocar o celular para carregar no escuro e não acertar o lado do carregador, procurar o par das meias após a lavagem das roupas, ou até mesmo encontrar a chave certa para a porta num molho de chaves.

Essas pedras no caminho já estão tão presentes em nossa rotina, que não as percebemos mais, nem nos questionamos se existe uma forma de eliminá-las de uma vez por todas. Afinal, nos esforçamos tanto para resolver grandes problemas no dia a dia, que essas pequenas pedras parecem irrelevantes. Mas são elas que consomem a maior parte do nosso tempo e da nossa energia. 

É aí que entra o pensamento lean! Você transforma sua casa em um laboratório, onde você pode procurar e eliminar problemas e desperdícios (essas pequenas coisas que te chateiam), um pouquinho por dia. O resultado disso: você para de perder tempo com as pequenas coisas que te incomodam e sobra muito mais tempo para você e sua família usarem com atividades que realmente geram valor.

Um exemplo prático de como resolver facilmente as coisas que nos incomodam é o das chaves, citado no início do texto. Para evitar todo o tempo e estresse de procurar a chave certa no meio de várias outras, podemos marcar as fechaduras e suas chaves correspondentes com as mesmas cores, como na foto abaixo:

 

WhatsApp+Image+2019-07-08+at+10.21.48.jpg
 

Desta forma, conseguimos identificar rapidamente a chave certa para aquela porta.

O bacana disso é que várias das coisas que nos incomodam em casa, muitas vezes também nos incomodam na fazenda. Aprender a eliminar esses desperdícios e criar soluções para essas atividades pode simplificar tanto nossa rotina pessoal, como também a profissional.

Por fim, eliminar pequenas coisas que te chateiam torna sua rotina mais fácil, melhor, mais rápida e mais barata.

agro+lean